Orientações sobre 2021/2 e horário de aulas

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 7 de Setembro de 2021 às 10:41

A Coordenação de curso de Engenharia de Alimentos torna público o horário de aulas referente ao semestre letivo 2021/2.

A Reitoria através de Assessoria de Comunicação Social comunicou no dia 18 de agosto que as aulas presenciais permanecerão suspensas até o dia 30 de outubro de 2021 de acordo com a deliberação do Conselho Superior-CONSUP do IFMT, decisão esta pautada na previsão da aplicação da segunda dose da vacina nos profissionais da educação. Sabe-se que no mês de outubro o CONSUP fará uma nova discussão sobre a possibilidade de retorno gradual às atividades presenciais levando em consideração o contexto que estaremos naquele momento.

Neste sentido, o período letivo vindouro funcionará à princípio até o dia 30 de outubro de 2021 na modalidade de Atividades Não Presenciais - ANP, através da execução dos Planos de Exercícios Domiciliares, em conformidade com a Instrução Normativa nº 009/2020, de 19 de agosto de 2020. A forma como será conduzida após essa data dependerá da deliberação do CONSUP em outubro.

Logo, mediante à possibilidade do retorno gradual das aulas presenciais a partir de novembro, o Núcleo Docente Estruturante do curso recomendou que no semestre 2021/2 não sejam ofertadas disciplinas na metodologia totalmente assíncrona. Até o dia 30 de outubro as disciplinas poderão ser conduzidas de forma totalmente síncrona (encontros ao vivo pelo meet) ou mista (aulas gravadas e meet). A forma como será conduzida após a decisão do CONSUP ainda não sabemos, teremos que aguardar as orientações e novos regulamentos.

Portanto, salientamos que no próximo semestre todas as disciplinas terão horário fixo na grade e não será realizada a matrícula em disciplinas com choque de horário.

Pedimos que se atentem ao Calendário Acadêmico Institucional de 2021/2 publicado recentemente no site do campus através da Ordem Administrativa nº 15 de 31 de agosto de 2021, pois ele passou por ajustes necessários nas datas de alguns procedimentos acadêmicos e a data de início do semestre também foi alterada para o dia 25 de outubro de 2021.

O período de matrícula em disciplinas ocorrerá pelo sistema Q-acadêmico como de costume e está dividido em duas fases: a primeira fase será entre os dias 11 e 14 de outubro que consiste no pedido das disciplinas e a segunda fase consistirá no ajuste da matrícula em disciplinas que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro. Esses procedimentos de matrícula em disciplinas são para os estudantes a partir do segundo semestre do curso. Os ingressantes são automaticamente enturmados nas disciplinas do primeiro semestre. Caso algum ingressante tenha aproveitado disciplinas do primeiro semestre e queira solicitar disciplinas de outros semestres, deverão cumprir esses procedimentos nos prazos supracitados.

A coordenação do curso não fará ajustes manuais no sistema, como remoção ou inclusão de disciplinas, para os estudantes que perderem os prazos. O discente terá total responsabilidade sobre a escolha e solicitação das disciplinas.

Lembro que o pedido feito no sistema não significa que está automaticamente matriculado, pois eles são processados pelo sistema acadêmico de acordo com alguns critérios até o preenchimento total das vagas ofertadas.

Os estudantes, que não realizarem o pedido de disciplinas, será caracterizado de acordo com o novo Regulamento Didático (Resolução nº 081, de 26 de novembro de 2020), como desistente mesmo que tenha realizado a rematrícula. Mesmo status será atribuído ao discente que solicitar as disciplinas e não as cursar efetivamente.

Informamos também que o Colegiado de Curso aprovou a oferta de Análise Sensorial no período 2021/2 com um número limitado de 10 vagas para atender os estudantes que estão próximos da Colação de Grau. Apesar das aulas práticas presenciais serem de extrema importância para o bom andamento da disciplina, deferimos pela oferta para que não haja prejuízo aos formandos em 2021/2. Portanto, serão considerados alguns critérios para a matrícula nesta disciplina especificamente que serão: Ser provável formando em 2021/2, ano e período de ingresso mais antigo, maior porcentagem de cumprimento de carga horária. A matrícula na disciplina será feita manualmente após análise do Colegiado dos pedidos feitos pelos estudantes até o dia 14/10/2021 através do formulário eletrônico: https://forms.gle/LzD3LaACxUfpgLT16.

Os cronogramas de TCC e estágio do período de 2021/2 já estão disponíveis na página do curso (cea.blv.ifmt.edu.br). Os interessados em se inscreverem nesses componentes curriculares deverão ler atentamente às instruções presentes nos cronogramas.

Há uma novidade em relação ao Ambiente Virtual que vocês utilizarão no próximo semestre, será a plataforma Moodle. Mas não se preocupem, a inserção de vocês nas salas será feita pela equipe do Núcleo de Educação à distância-NEAD do campus e pelo Centro de Referência de Educação à distância-CREAD da Reitoria. Não será necessário nenhum tipo de procedimento por parte dos estudantes além daquelas que expliquei anteriormente (matrícula e ajustes), porque essas informações serão migradas do sistema Q-Acadêmico para a plataforma Moodle. Vocês também passarão por um momento de ambientação na nova plataforma na primeira semana de aula.

Enfatizo a importância de estarem com o e-mail de  @estudante.ifmt.edu.br regular, pois dependemos disso para cadastrá-los nas salas virtuais da Plataforma Moodle.

O horário de aula 2021/2 segue anexo à essas orientações.

Cumprimento a todas e todos os estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos, desejando votos de um semestre 2021/2 de muito aprendizado.