IFMT

Orientações da Coordenação sobre o semestre letivo 2022/1 e horários de aula

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 30 de Março de 2022 às 15:11

Orientações da Coordenação sobre o semestre letivo 2022/1 e horários de aula

Considerando o calendário acadêmico 2022, divulgado à comunidade acadêmica através da Ordem Administrativa 022/2022, a Coordenação de curso de Engenharia de Alimentos torna público o horário de aulas referente ao semestre letivo 2022/1 (Anexo I).

Devido à Pandemia de COVID-19, o IFMT está norteando a forma de execução das atividades acadêmicas pela Instrução Normativa 003/2022, que estabelece as diretrizes para o retorno gradual das atividades presenciais. Neste documento é estabelecido o retorno em quatro fases que são classificadas conforme o nível de gravidade pandêmica. No âmbito do IFMT campus Cuiabá Bela Vista, a fase 4 foi iniciada no dia 14 de março de 2022, que consiste na fase cujo nível de gravidade é o mais baixo e indica o retorno das atividades presenciais, tornando OBRIGATÓRIA a frequência presencial dos discentes.

Portanto, o próximo semestre está programado para ocorrer de forma PRESENCIAL. Contudo, alguns professores permanecerão conduzindo suas disciplinas pelo Regime de Exercícios Domiciliares, com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, por estarem amparados pela Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME n.90/2021. As disciplinas que serão ofertadas desta forma estão relacionadas no Anexo II. Mesmo assim, a aprovação nessas disciplinas estará condicionada pelas normas do Regulamento didático que exige o mínimo de 75% de frequência, além da nota.

Salientamos que um novo Projeto Pedagógico de Curso - PPC de Engenharia de Alimentos foi aprovado pelo Conselho Superior do IFMT, conforme Resolução IFMT. 86/2021, de 16 de dezembro de 2021. Portanto, a turma ingressante em 2022/1 já foi matriculada sob a nova matriz, que foi reformulada. O curso passa a ter 3780 horas, compreendendo as disciplinas obrigatórias e eletivas, Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Programas e Projetos de Extensão e Atividades Complementares. Serão ofertadas 35 vagas semestralmente no turno matutino. Para conhecer mais sobre o novo PPC, acesso o site do curso (cea.blv.ifmt.edu.br > O curso> Projeto Pedagógico> Projeto vigente para ingressantes a partir de 2022/1).

Os estudantes que ingressaram em 2021/2 que estão em situação de afastamento e por qualquer motivo não tenham cursado o semestre ou que tenham que refazer disciplinas do primeiro semestre, receberão recomendação da Coordenação para migrar para a matriz nova. O processo de migração deve ser solicitado pelo discente à coordenação do curso, mediante à entrega de um termo de consentimento específico para este procedimento, assinado pelo SUAP. Os interessados em realizar a migração deverá procurar a Coordenação de Curso para avaliar a situação acadêmica e receber as orientações necessárias.

A matrícula em disciplinas para todos os estudantes do curso ocorrerá pelo sistema Q-acadêmico, no período estabelecido em calendário escolar (07 a 10 de abril – 1ª etapa e 12 e 13 de abril – ajustes de matrícula). Este procedimento só ficará disponível para o discente que realizou a rematrícula no sistema. O prazo para rematrícula no sistema termina no dia 01 de abril de 2022.

Importante frisar que no próximo semestre não será realizada/permitida a matrícula em disciplinas com choque de horário. O discente terá total responsabilidade sobre a escolha e solicitação das disciplinas pelo sistema Qacadêmico. Os discentes, que não realizarem o pedido de disciplinas, será caracterizado de acordo com o novo Regulamento Didático (Resolução nº 081, de 26 de novembro de 2020), como desistente mesmo que tenha realizado a rematrícula. Mesmo status será atribuído ao discente que solicitar as disciplinas e não as cursar efetivamente.

Os estudantes que estão com a situação acadêmica de trancamento e querem retornar aos estudos, deverão solicitar a reabertura de matrícula pelo site do curso, no menu “A Coordenação” > “Trancamento/Reabertura de matrícula 2022/1 ou direto neste link: https://forms.gle/pfWcfkJPZqfxP1ia7 . Aqueles que estão na condição de “Evasão” e têm o interesse de retornar ao curso, deverão aguardar um edital específico de reingresso de curso que ainda não tem previsão de publicação.
Para os concluintes, a Coordenação deixou publicado no site os cronogramas de Trabalho de Conclusão de Curso e de Estágio Supervisionado.

Nos documentos estão explicitados os procedimentos e normas para a execução dos componentes curriculares.

Prof. Carolina Balbino Garcia dos Santos
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Portaria 2.100, de 22 de agosto de 2019.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78050-000