Perfil do Egresso
O profissional formado no curso Bacharelado em Engenharia de Alimentos, para atuar num mercado de trabalho tão complexo e diversificado, deverá, primeiramente apresentar uma formação sólida e generalista relacionada aos fundamentos da engenharia, tecnologia e ciência de alimentos.
O Engenheiro de Alimentos é responsavel por toda a cadeia produtiva de um alimentos, o preparo e conservação dos alimentos e bebidas de origem animal e vegetal. Para isso, ele estuda e pesquisa as reservas da agricultura, da pecuaria e da pesca. Acompanha a transformação insdustrial das matérias-primas básicas, como leite, carnes, cereais, legumes, verduras e frutas. Supervisiona seu manuseio, a colheita, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e conservação dos produtos, antes e depois da industrialização. Analisa as diferentes substâncias usadas nesse processo e avalia o teor nutritivo do produto final, procurando melhorar o padrão de alimentação da população.
O Engenheiro de Alimentos poderá elaborar estudos e projetos, relativos a instalações industriais, linhas de processamento, equipamentos e processos tecnológicos para industrialização das matérias-primas alimentícias, bem como participar da direção e fiscalização das instalações fabris.
O profissional está habilitado para estabelecer planos de controle de qualidade químico, microbiológico e sensorial e a direção e implementação dos mesmos.
O profissional poderá atuar aproveitando as condições regionais, enfocando as tecnologias dos principais produtos obtidos ou passiveis de obtenção da região, preservando a vocação produtiva, agronômica e o ecossistema e desenvolver a pequena e média empresa de Alimentos, aproveitando o potencial existente na região.
Poderá, ainda atuar na área acadêmica em Instituições de Ensino de iniciativa privada e/ou pública como professor e/ou pesquisador no âmbito o qual compete.