Orientações da Coordenação sobre o semestre letivo 2022/1 e horários de aula
Considerando o calendário acadêmico 2022, divulgado à comunidade acadêmica através da Ordem Administrativa 022/2022, a Coordenação de curso de Engenharia de Alimentos torna público o horário de aulas referente ao semestre letivo 2022/1 (Anexo I).
Devido à Pandemia de COVID-19, o IFMT está norteando a forma de execução das atividades acadêmicas pela Instrução Normativa 003/2022, que estabelece as diretrizes para o retorno gradual das atividades presenciais. Neste documento é estabelecido o retorno em quatro fases que são classificadas conforme o nível de gravidade pandêmica. No âmbito do IFMT campus Cuiabá Bela Vista, a fase 4 foi iniciada no dia 14 de março de 2022, que consiste na fase cujo nível de gravidade é o mais baixo e indica o retorno das atividades presenciais, tornando OBRIGATÓRIA a frequência presencial dos discentes.
Portanto, o próximo semestre está programado para ocorrer de forma PRESENCIAL. Contudo, alguns professores permanecerão conduzindo suas disciplinas pelo Regime de Exercícios Domiciliares, com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, por estarem amparados pela Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME n.90/2021. As disciplinas que serão ofertadas desta forma estão relacionadas no Anexo II. Mesmo assim, a aprovação nessas disciplinas estará condicionada pelas normas do Regulamento didático que exige o mínimo de 75% de frequência, além da nota.
Salientamos que um novo Projeto Pedagógico de Curso - PPC de Engenharia de Alimentos foi aprovado pelo Conselho Superior do IFMT, conforme Resolução IFMT. 86/2021, de 16 de dezembro de 2021. Portanto, a turma ingressante em 2022/1 já foi matriculada sob a nova matriz, que foi reformulada. O curso passa a ter 3780 horas, compreendendo as disciplinas obrigatórias e eletivas, Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Programas e Projetos de Extensão e Atividades Complementares. Serão ofertadas 35 vagas semestralmente no turno matutino. Para conhecer mais sobre o novo PPC, acesso o site do curso (cea.blv.ifmt.edu.br > O curso> Projeto Pedagógico> Projeto vigente para ingressantes a partir de 2022/1).
Os estudantes que ingressaram em 2021/2 que estão em situação de afastamento e por qualquer motivo não tenham cursado o semestre ou que tenham que refazer disciplinas do primeiro semestre, receberão recomendação da Coordenação para migrar para a matriz nova. O processo de migração deve ser solicitado pelo discente à coordenação do curso, mediante à entrega de um termo de consentimento específico para este procedimento, assinado pelo SUAP. Os interessados em realizar a migração deverá procurar a Coordenação de Curso para avaliar a situação acadêmica e receber as orientações necessárias.
A matrícula em disciplinas para todos os estudantes do curso ocorrerá pelo sistema Q-acadêmico, no período estabelecido em calendário escolar (07 a 10 de abril – 1ª etapa e 12 e 13 de abril – ajustes de matrícula). Este procedimento só ficará disponível para o discente que realizou a rematrícula no sistema. O prazo para rematrícula no sistema termina no dia 01 de abril de 2022.
Importante frisar que no próximo semestre não será realizada/permitida a matrícula em disciplinas com choque de horário. O discente terá total responsabilidade sobre a escolha e solicitação das disciplinas pelo sistema Qacadêmico. Os discentes, que não realizarem o pedido de disciplinas, será caracterizado de acordo com o novo Regulamento Didático (Resolução nº 081, de 26 de novembro de 2020), como desistente mesmo que tenha realizado a rematrícula. Mesmo status será atribuído ao discente que solicitar as disciplinas e não as cursar efetivamente.
Os estudantes que estão com a situação acadêmica de trancamento e querem retornar aos estudos, deverão solicitar a reabertura de matrícula pelo site do curso, no menu “A Coordenação” > “Trancamento/Reabertura de matrícula 2022/1 ou direto neste link: https://forms.gle/pfWcfkJPZqfxP1ia7 . Aqueles que estão na condição de “Evasão” e têm o interesse de retornar ao curso, deverão aguardar um edital específico de reingresso de curso que ainda não tem previsão de publicação.
Para os concluintes, a Coordenação deixou publicado no site os cronogramas de Trabalho de Conclusão de Curso e de Estágio Supervisionado.
Nos documentos estão explicitados os procedimentos e normas para a execução dos componentes curriculares.
Prof. Carolina Balbino Garcia dos Santos
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Portaria 2.100, de 22 de agosto de 2019.