IFMT

Engenharia de Alimentos Campus Cuiabá - Bela Vista

início do conteúdo

Mercado de Trabalho

Levando em consideração as competências e habilidades adquiridas durante o Curso de Engenharia de Alimentos, o profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

1. Produção

Devido aos seus conhecimentos dos processos tecnológicos e dos equipamentos envolvidos na industrialização de alimentos, o Engenheiro de Alimentos é o profissional indicado para ser o responsável pela área de produção.

2. Controle de Qualidade  

O Engenheiro de Alimentos pode atuar desde a recepção da matéria-prima até o produto acabado. Estas atividades necessitam de um profissional com sólida formação em Microbiologia, Bioquímica, Química, Tecnologia de Alimentos, Análise de Alimentos e Estatística. Este preparo profissional lhe permite desenvolver, planejar e gerenciar laboratórios de controle de qualidade.

3. Planejamento de Projeto Industrial

O Engenheiro de Alimentos é essencial na definição dos processos, equipamentos e instalações industriais, bem como no estudo da viabilidade econômico-financeira do projeto.

4. Gerenciamento e Administração

O Engenheiro de Alimentos possui competência para atuar na solução de problemas administrativos relacionados à cadeia agroindustrial.

5. Marketing e Vendas 

Devido aos conhecimentos básicos em todas as áreas que compreendem a Engenharia de Alimentos (matéria-prima, processamento, aditivos, embalagens e equipamentos) este profissional tem sido bastante requisitado neste setor, tanto no âmbito nacional como no comércio exterior.

6. Desenvolvimento de novos produtos 

A partir de estudos da necessidade de determinados produtos no mercado, o Engenheiro de Alimentos possui competência adquirida para desenvolver novos produtos alimentícios, utilizando os conhecimentos em matérias-primas, processos e equipamentos, fornecendo os subsídios necessários para o lançamento de um novo produto e propondo argumentos de vendas e bases para cálculos de custos.

7. Equipamentos 

Destaca-se a participação do Engenheiro de Alimentos nos projetos e adaptação de equipamentos.Esta situação tem permitido um melhor desempenho dos equipamentos utilizados na indústia de alimentos.

8. Fiscalização de Alimentos e Bebidas 

Neste setor, sua contribuição tem sido relevante atuando no estabelecimento de padrões de qualidade e identidade e na fiscalização da aplicação destes padrões.

  9. Armazenagem

 O Engenheiro de Alimentos pode atuar na área de armazenagem, desenvolvendo sua programação e utilizando técnicas adequadas para evitar perdas e manter a qualidade de matéria-prima até sua industrialização ou consumo "in natura".

 10. Consultoria 

 O Engenheiro de Alimentos, com os conhecimentos e experiências adquiridos no decorrer do curso, pode atuar prestando consultoria técnica às indústrias de alimentos a fim de propor soluções aos problemas apresentados.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78050-000

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT