IFMT

Engenharia de Alimentos Campus Cuiabá - Bela Vista

início do conteúdo

Sobre o Curso Engenharia de Alimentos

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 30 de Janeiro de 2018 às 09:44

Perfil do Egresso

O profissional formado no curso Bacharelado em Engenharia de Alimentos, para atuar num mercado de trabalho tão complexo e diversificado, deverá, primeiramente apresentar uma formação sólida e generalista relacionada aos fundamentos da engenharia, tecnologia e ciência de alimentos.

O Engenheiro de Alimentos é responsavel por toda a cadeia produtiva de um alimentos, o preparo e conservação dos alimentos e bebidas de origem animal e vegetal. Para isso, ele estuda e pesquisa as reservas da agricultura, da pecuaria e da pesca. Acompanha a transformação insdustrial das matérias-primas básicas, como leite, carnes, cereais, legumes, verduras e frutas. Supervisiona seu manuseio, a colheita, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e conservação dos produtos, antes e depois da industrialização. Analisa as diferentes substâncias usadas nesse processo e avalia o teor nutritivo do produto final, procurando melhorar o padrão de alimentação da população.

O Engenheiro de Alimentos poderá elaborar estudos e projetos, relativos a instalações industriais, linhas de processamento, equipamentos e processos tecnológicos para industrialização das matérias-primas alimentícias, bem como participar da direção e fiscalização das instalações fabris.

O profissional está habilitado para estabelecer planos de controle de qualidade químico, microbiológico e sensorial e a direção e implementação dos mesmos.

O profissional poderá atuar aproveitando as condições regionais, enfocando as tecnologias dos principais produtos obtidos ou passiveis de obtenção da região, preservando a vocação produtiva, agronômica e o ecossistema e desenvolver a pequena e média empresa de Alimentos, aproveitando o potencial existente na região.

Poderá, ainda atuar na área acadêmica em Instituições de Ensino de iniciativa privada e/ou pública como professor e/ou pesquisador no âmbito o qual compete.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78050-000

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT