Semestre Letivo 2021/1

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 28 de Abril de 2021 às 14:01

A Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos informa que o calendário 2021/1 já foi publicado pela Direção Geral e nele constam prazos importantes para os procedimentos acadêmicos de Renovação de Matrícula, Matrícula em disciplinas, Aproveitamento de Estudos, etc.

Os horários de aulas do curso também já se encontram disponíveis. Os discentes deverão montar seus horários individuais e solicitar as disciplinas pelo sistema Q-acadêmico. No dia 14 de maio, os pedidos serão processados. Os estudantes não poderão fazer matrícula em disciplinas que chocam horários, exceto naquelas em que os professores já informaram que serão totalmente assíncronas. Você poderá consultar quais disciplinas serão assíncronas nas orientações que antecedem a  grade de horário.

As aulas darão início no dia 17 de maio ainda na forma não presencial, devido à pandemia de COVID-19. Os professores farão uso da plataforma Google ClassRoom para a ministração das aulas e as metodologias a serem adotadas serão apresentadas pelo próprio professor nos planos de Regime de Exercícios Domiciliares.

Algumas disciplinas do curso não serão ofertadas em 2021/1 por decisão do Colegiado de Engenharia de Alimentos, por entender que são disciplinas com práticas viabilizadas somente presencialmente, são elas: Química Orgânica Experimental e Análise Sensorial. Em momento adequado, elas serão oportunizadas aos discentes.

Os discentes que necessitarem cursar disciplinas que dependem de pré-requisito que não tenha cursado por motivo de suspensão por decisão do Colegiado de Curso durante o período de pandemia, deverá realizar a solicitação por e-mail à coordenação de curso para que seja solicitada a autorização de matrícula à Secretaria.

A Coordenação do Curso fará antes do início das aulas de 2021/1 a divulgação dos códigos das turmas do Google class Room para que os discentes insiram em seus aplicativos. A recomendação é que sejam inseridos os códigos somente das disciplinas em que estiverem matriculados no sistema Q-acadêmico. Os estudantes ingressantes em 2021/1 serão inseridos nas turmas virtuais pela equipe da TI do campus, não necessitando inserir os códigos de turma no aplicativo. O discente que ainda não tiver instalado o aplicativo no celular, poderá baixá-lo usando o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.classroom&hl=pt_BR&gl=US

Se a Coordenação constatar que o discente consta na sala virtual cuja matrícula em disciplina não foi realizada, será feita a remoção sem aviso prévio.

Aos discentes interessados em realizar trancamento de matrícula, reabertura de matrícula (para estudantes com matrícula trancada) ou reintegração de matrícula (para estudantes com situação de evasão) devem solicitar através do formulário eletrônico disponível no site do curso no menu "A Coordenação": https://forms.gle/mgseG9ywUZUoZ8USA

No dia 30 de abril às 14 horas a Coordenação estará se reunindo com os alunos através do Meet para tirar dúvidas sobre o próximo semestre letivo e para apresentar o novo Regulamento Didático do IFMT.

Prof. Carolina Balbino Garcia dos Santos
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos