IFMT

Engenharia de Alimentos Campus Cuiabá - Bela Vista

início do conteúdo

Retorno do Calendário Acadêmico 2020/1

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 10 de Agosto de 2020 às 14:15

Considerando a publicação da Portaria n.1485/2020 do IFMT, que autorizou o retorno das atividades acadêmicas por meio das Atividades Não Presenciais - ANP, o novo calendário acadêmico 2020-1 do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista foi aprovado pelo Colegiado do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão em reunião realizada no dia 31 de julho de 2020.

No calendário recém aprovado, o Colegiado inseriu de forma excepcional devido à pandemia do COVID-19, um novo período de Trancamento de Matrícula e de Disciplinas que vai do dia 10 a 22 de agosto de 2020. Não há necessidade de apresentar justificativas para a realização no período citado. 

A Coordenação do Curso orienta que o Trancamento de Matrícula siginifica o interrompimento do semestre letivo, o que provoca o trancamento de todas as disciplinas, inclusive as que por ventura já tenham sido cursadas pelo sistema de Regime de Exercícios Domicilares - RED. Neste tipo de solicitação, se o aluno já tem notas de avaliações, não serão aproveitadas para semestres subsequentes, o que implica ao discente ter que refazê-las totalmente nos próximos semestres. 

De acordo com a Organização Didática do IFMT, o discente tem direito a 2(dois) trancamentos durante todo o curso podendo ser consecutvos ou alternados e fica sob a responsabilidade do discente comunicar à Coordenação sobre o retorno aos estudos para que seja realizada a reativação da Matrícula.

Outra informação importante que a Coordenação gostaria de destacar é que o Trancamento de Matrícula implica na SUSPENSÃO dos AUXÍLIOS ESTUDANTIS, conforme foi delineado nos editais publicados esse ano. Uma das exigências para receber o auxílio é estar cursando.

A solicitação de trancamento de matrícula será avaliada pela Coordenação do Curso e encaminhada aos setores pertinentes para verificação de NADA CONSTA. Caso possua pendências na Biblioteca, deverá encaminhar um e-mail para a Biblioteca (biblioteca@blv.ifmt.edu.br) para agendar horário para a devolução de livros antes de realizar a solicitação de trancamento.

Em casos que o discente queira trancar uma ou mais disciplinas em que está vinculado, a Coordenação orienta que deve ser solicitado o Trancamento de Disciplinas. Mesmo que o discente esteja com o RED em andamento, ele poderá solicitar o trancamento da disciplina, mas não poderá aproveitar avaliações ou carga horária já cursadas pelo RED para semestres subsequentes. 

O discente poderá proceder com as solicitações de TRANCAMENTO DE MATRÍCULA/DISCIPLINAS através do link: 

https://forms.gle/3zYrNLLHwtyBigsL9

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78050-000

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT